Entenda a classificação laboratorial das leucemias

Alguns tipos de cânceres malignos podem atingir as células que compõem o sangue, como por exemplo, as leucemias. Leucemias são doenças de caráter maligno que afetam as células de defesa do organismo, ou seja, os leucócitos. Entretanto, existem classificações laboratoriais que diferenciam as leucemias quanto à linhagem celular afetada e a característica cronológica da doença, como será visto a seguir.

As leucemias surgem após a ocorrência de falhas no processo de leucopoiese – formação de glóbulos brancos – fazendo com que células imaturas e não funcionais sejam lançadas na corrente sanguínea. Essas células alteradas possuem um alto potencial de replicação, além de uma vida-média aumentada. A maioria das células cancerígenas apresentam essas características que conferem resistência as ações de monitoramento do organismo.

Assim, as células de defesa saudáveis são gradativamente substituídas por células cancerígenas, comprometendo a saúde do indivíduo. Atualmente, têm-se conhecimento de cerca de 12 tipos diferentes de leucemias, entretanto existem quatro tipos principais e mais comuns, que estão relacionados com diferentes linhagens celulares:

Leucemia Linfóide Aguda (LLA): Afeta principalmente a linhagem linfóide das células sanguíneas, tendo uma progressão da doença de forma rápida, com células mutantes que se multiplicam rapidamente no sangue. Esse tipo da doença afeta principalmente crianças, porém também pode acometer pessoas idosas.

Leucemia Linfóide Crônica (LLC): Afeta células linfóides, se desenvolvendo de forma lenta no organismo. Raramente afeta crianças, e o principal grupo afetado são pessoas acima de 55 anos.

Leucemia Mielóide Aguda (LMA): Afeta células da linhagem mielóide, e se desenvolve de forma rápida no organismo. Afeta indivíduos jovens e adultos, com sua incidência aumentando com o avançar da idade.

Leucemia Mielóide Crônica (LMC): Afeta células mieloides e se desenvolve de forma lenta no organismo, acometendo principalmente adultos.

Por Denilson de Araújo e Silva

Graduando em Biomedicina pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI

Pós-Graduando em Microbiologia Clínica pelo Instituto GPI

COMPARTILHE ESSE POST:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn

Conheça algumas Pós-graduações disponíveis no GPI

Hematologia Laboratorial

Citologia Clínica

Psiquiatria

Medicina do Trabalho