Saiba como funciona a resistência bacteriana no organismo humano

A resistência antimicrobiana (RAM) põe em risco a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas.

A RAM ocorre quando microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) sofrem alterações quando expostos a antimicrobianos (antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos ou anti-helmínticos, por exemplo). Os microrganismos resistentes à maioria dos antimicrobianos são conhecidos como ultra resistentes.

Como resultado, os medicamentos se tornam ineficazes e as infecções persistem no corpo, aumentando o risco de propagação a outras pessoas. A resistência aos antimicrobianos representa uma ameaça crescente à saúde pública mundial e requer ação de todos os setores do governo e da sociedade.

Para falar mais sobre esse assunto, aproveitamos a passagem do professor Jailton Lobo pelo GPI, ao ministrar o módulo de Resistência Bacteriana na nossa pós-graduação em Microbiologia Clínica com ênfase no controle bacteriano.

Ele é biomédico, doutor em Medicina Tropical pela UFPE, Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada pela UPE; Especialista em Microbiologia Cínica pela UPE. Confira o nosso bate-papo:

Dra. Jailton Lobo professor da Pós-Graduação em Microbiologia Clínica do Instituto GPI.

BEM VINDO A TERESINA! COMO TEM SIDO ESSA EXPERIÊNCIA EM MINISTRAR O MÓDULO PARA OS ALUNOS DO GPI?

Tem sido satisfatório, um processo de troca mútua de conhecimento com os alunos. Temos aqui profissionais que atuam na questão do diagnóstico da resistência e profissionais que atuam ministrando antibióticos, na prescrição dessas drogas, como médicos e veterinários. É importante que a gente entenda como essa droga atua no microrganismo e quais as ferramentas que elas desenvolvem para se tornar resistentes.

SABEMOS QUE MUITAS PESSOAS TÊM O HÁBITO DE SE AUTOMEDICAR E ISSO É UM GRANDE PERIGO RELACIONADO À RESISTÊNCIA BACTERIANA. SÃO TRATADOS ASSUNTOS COMO ESSE, NESSE MÓDULO?

Exatamente sobre isso, é necessário que o paciente siga à risca as recomendações médicas para que através do uso adequado possamos eliminar aquela infecção bacteriana. Quando não respeitamos o tempo de intervalo entre uma dose e outra, estamos favorecendo que a bactéria se torne resistente. Tomar o medicamento na hora certa, pelo tempo certo é o mais recomendado para o sucesso do tratamento.

COMO OS ALUNOS TÊM ABSORVIDO ESSES CONHECIMENTOS E DISCUSSÕES AQUI EM SALA DE AULA?

São alunos muito dedicados e capacitados. Temos, na turma, profissionais da área que já atuam há bastante tempo no mercado e eles trazem muitos casos da prática deles, seja humana ou veterinária. Tem sido uma troca muito rica de conhecimento. Falar sobre resistência, é traçar, a partir do conhecimento e casos trazidos pelos alunos, um perfil epidemiológico das bactérias que circulam aqui, ou em Pernambuco, por exemplo.

COM A PANDEMIA, MUITOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, SOBRETUDO, FORAM SURPREENDIDOS COM A CHEGADA DE UMA NOVA DOENÇA. QUEM NÃO ESTAVA ATUALIZADO E PREPARADO TEVE MAIS DIFICULDADES EM ENFRENTAR OS DESAFIOS DA COVID-19. COMO VOCÊ AVALIA A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ESTAREM SEMPRE SE ESPECIALIZANDO E ESTUDANDO, SEJA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, CURSOS LIVRES OU DEMAIS CAPACITAÇÕES?

É interessante você mencionar a pandemia, haja vista que havia-se a preocupação da OMS que a resistência bacteriana fosse uma das próximas pandemias. Há a estimativa da OMS que em 2050 se tenha muito mais mortes por infecção de bactérias mais resistentes do que por outro motivo. No entanto, com o avanço da pandemia, o uso indiscriminado de antimicrobianos antecipou esse futuro.

DADO PREOCUPANTE, ENTÃO…

Sim, muito. Hoje, temos uma taxa de resistência que temos é altíssima, o que chega a ser bem preocupante. Por isso, precisamos sim, estar sempre atualizados, estudando novas metodologias e informações para diagnosticar a incidência de bactérias resistentes, novos antibióticos que podem ser utilizados pra tratar essas infecções, visando salvar o nosso paciente, o nosso grande objetivo.

Assista a entrevista na íntegra sobre Saiba como funciona a resistência bacteriana no organismo humano” Por Nehemias Lima – Jornalista.

COMPARTILHE ESSE POST:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn

Conheça algumas Pós-graduações disponíveis no GPI

Hematologia Laboratorial

Citologia Clínica

Psiquiatria

Medicina do Trabalho