Saiba como identificar um câncer de pele

A pele, o maior órgão do corpo humano, é composta por duas camadas: a epiderme, na parte externa, e a derme, na parte interna. Além de regular a temperatura do corpo, ela serve de proteção contra agentes externos, como luz do sol e calor, contra agentes infecciosos e agentes químicos (ingestão de arsênico, exposição a raios-X e rádio).

O câncer de pele é muito comum e ocorre por causa do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. Eles podem ser de vários tipos de câncer de pele. Os mais comuns são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide) com incidência mais alta, porém menor gravidade, e os melanomas que, apesar de menos frequentes, são mais graves por causa do risco de metástases aumentado.

Com 30% dos casos, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer. Como o próprio nome sugere, o câncer de pele é uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele. Elas se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. A doença tem cura, se descoberto logo no início.

Para o desenvolvimento da doença existem alguns fatores de risco, tais como história familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros; pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

Para conversarmos mais sobre o assunto, convidamos a dermatologista Ana Beatriz Lima Cosme que esclareceu muitas dúvidas sobre como podemos prevenir esse tipo de câncer.

DRA, O QUE É DE FATO O CANCER DE PELE?

Trata-se de uma proliferação desordenada de células malignas na pele. O câncer de pele do tipo não melanoma é o mais comum no mundo e principal fator de risco para esta doença é a exposição solar.

QUANDO UMA PINTA OU SINAL PODE INDICAR CÂNCER?

Alguns sinais de alerta podem indicar a presença de um câncer de pele como por exemplo crescimento de sinais, coceira, dor, sangramento fácil e a presença de feridas que não cicatrizam.  Para facilitar a identificação dos sinais de alerta foi criada a sigla abcde, assim explicada:

a- assimetria

b- bordas irregulares

c- presença de varias cores

d- diâmetro maior que 6 mm

e- evolução da lesao com mudança do aspecto e crescimento

QUAIS CRITÉRIOS ADOTAR NA HORA DE ESCOLHER UM PROTETOR SOLAR?

O filtro solar adequado deve conter proteção contra os raios ultravioleta a e b assim como possuir fator de proteção solar (fps) no mínimo 30. Com relação ao veículo do filtro solar se creme ou gel, toque seco ou mais hidratante, isso será definido de acordo com o tipo de pele do indivíduo com auxílio do médico dermatologista.

QUAIS SÃO AS OUTRAS MEDIDAS EFICAZES PARA PREVENIE O CANCER DE PELE ?

Além do uso de filtro solar, a utilização de chapéus, sombrinhas e roupas contendo proteção contra raios ultravioleta são muito importantes. Outro ponto a ser destacado é evitar a exposição solar nos horários de maior radiação UV que é entre 10 – 16 horas. 

PESSOAS DE PELE NEGRA PRECISAM USAR PROTETOR SOLAR?

Sem dúvidas, indivíduos com pele negra ou morena também podem ser acometidos pelo câncer de pele, desta maneira, todos devem utilizar filtro solar além de adotar as outras medidas mencionadas acima. 

ALÉM DO SOL, HÁ OUTROS FATORES DE RISCO PARA O CANCER DE PELE? QUAIS?

Além da radiação solar existem outros fatores para o câncer de pele dentre os quais podemos destacar: história familiar, imunossupressão, pele e olhos claros, uso de medicamentos fotossensibilizantes, realização de bronzeamentos artificiais.

COMPARTILHE ESSE POST:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn

Conheça algumas Pós-graduações disponíveis no GPI

Hematologia Laboratorial

Citologia Clínica

Psiquiatria

Medicina do Trabalho