Se eu parar de treinar começo a perder os resultados em quantos dias?

Não é novidade para ninguém que a prática de atividade física é essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias.

No entanto, mesmo para quem tem a atividade física como parte consolidada da rotina, é normal ficar um tempo sem treinar em algum momento da vida. Seja por uma viagem de férias, doença ou trabalho e uma dúvida que paira sob a cabeça de muitas pessoas é: quantos dias sem fazer exercícios você começa a “perder” os ganhos físicos que levou meses (ou anos) para conquistar?

Para responder essa e outras dúvidas sobre a prática de atividades físicas, o Instituto GPI convidou o professor Rogers Smith para um bate-papo. Ele é educador físico, tem MBA em Gestão e Negócios, é headcoach de crosfitt em Teresina e falou pra gente quanto tempo demora pra ficar fora de forma depois que paramos de treinar. Confira a entrevista na íntegra:

 

A GENTE FICA FORA DE FORMA DEPOIS QUE FICA UM TEMPINHO SEM PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS?

Sim. A partir do momento que você começa a entrar num processo de treinamento, você tem todos aqueles benefícios que o exercício pode proporcionar, mas também a partir do momento que  você começa a entrar em destreino, você vai saber que nem tudo dura para sempre. Você vai começar a perder tudo aquilo que você adquiriu. Na literatura eles falam que a gente começa a ter um destreinamento a partir de 7 dias, uma semana. Assim, falam em 7 dias, mas é um processo mais a nível molecular, você já começa a ter é  essa parte do destreinamento. Mas pra você notar fisicamente, começar a ganhar mais um corpo, aumentar mais em questão de peso, flacidez, perder aquele corpo bonito que você adquiriu, a partir de 4 a 8 semanas. Mas, na literatura já lhe fala que a parte de 7 dias você já começa a entrar na fase destreino, porque você parou de fazer uma atividade física e o corpo ele precisa ser sempre estimulado para que ele tenha benefícios, que realmente você tenha um progresso. 

OUTROS FATORES TAMBÉM ESTÃO RELACIONADOS A ESSA PERDA DO SHAPE?

A partir do momento que você para de fazer algo, você começa a ter um decréscimo, você começa a perder tudo aquilo que você lutou para adquirir. Mas, não era assim tão rápido. Sete dias que você já começa a entrar no destreinamento, de 4 a 8 semanas para você visualizar como é que tá o seu destreino. Aumentar a composição corporal novamente, perder toda questão de definição e também vai depender do seu estilo de vida, se mudou a partir daí da sua alimentação, se você está mais ansioso, então isso pode também ser mais rápido ou pode ser mais lento dependendo como você assumir seu novo estilo de vida.

NÃO É PRA VOCÊ FICAR TAMBÉM PARANÓICO E ACHAR QUE VAI PERDER E SAIR DA FORMA DA NOITE PRO DIA, TAMBÉM NÃO É ASSIM, CERTO?

Exatamente. Isso que acontece nos finais de semana, aquela leve exagerada, é como eu sempre falo pra galera: chegou na segunda-feira, um novo recomeço. Você fez tudo direitinho durante a semana, você cumpriu seu planejamento alimentar, treinou direitinho e você só gerou uma compensaçãozinha durante o final de semana. Isso não vai engordar. “Ah to me sentindo mais cheio, inchado”, isso é retenção, não é que você aumentou o peso, taxa de gordura corporal não aumentou. Isso foi só uma contribuição do seu sistema, do seu organismo, que você acabou ingerindo um pouco mais, ele acabou que teve essa retenção de líquidos, mas na segunda-feira tudo volta ao normal. 

TEMOS QUE SABER PONDERAR, NÉ?

Isso. Se você passa 3 dias sem treinar, você volta ao normal, é só você realmente voltar a sua rotina novamente sem exagerar. “Hoje eu vou fazer 3 horas de exercício por quê eu compensei demais”, não! É você saber como é que você equilibra isso, exagerar no final de semana um pouco, pode. Isso não pode ser é uma coisa que pode bitolar a cabeça das pessoas. Você pode sair um pouquinho da rotina, mas você pode voltar novamente e está tudo bem.

QUE BOM QUE PROFISSIONAIS COMO VOCE PASSAM ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA A SOCIEDADE PORQUE COM A PRESSÃO DO QUE TA DISPONIVEL A INDUSTRIA DO CONSUMO A BUSCA POR UM PADRÃO DE BELEZA E FELICIDADE INDUZ AS PESSOAS A SE PUNIREM PSICOLOGICAMENTE QUANDO PASSAM UM DIA SEM TREINAR.

Exatamente, o que a gente precisa é criar na sociedade brasileira, como você falou as mídias, consumo, é não estimular que a pessoa precisa estar em um loop de querer ter um corpo perfeito, do padrão da sociedade. O que eu estimulo é que você tem que se sentir bem, principalmente no ano agora que a gente ainda passa por uma pandemia, o que a gente tenta influenciar sempre pra galera que treina aqui, eu falo sempre, que você precisa ter uma qualidade alimentar. Você pode ter essa cervejinha no final de semana, ter sua carnezinha no final de semana, você pode tomar seu sorvete. No entanto é aquilo, o 1% não limita os 99%. Então pra você realmente se sentir bem você vai ter uma alimentação adequada, você vai treinar para ter um corpo desejado por você e não pelo padrão imposto pela sociedade, para se sentir bem. 

ATÉ PORQUE EXERCÍCIO FÍSICO VAI ALÉM DE ESTÉTICA NÉ?

Exato,  tem os fatores de saúde, de taxas que precisam ser melhoradas dentro do seu organismo, além de um dos maiores fatores hoje, a saúde mental. A gente também trabalha bastante essa parte da saúde mental. Então a gente saber aplicar o exercício físico como um aliado não só no fator estético, mas como fator também para melhora da saúde mental, a gente consegue modificar esses padrões de comportamento do corpo desejado de tal determinada pessoa. Porque a pessoa ela vai se conhecer a parte do exercício fisco e ela vai se sentir bem com o corpo que ela conseguiu e ela achou aquilo ali tá ótimo, ela não precisa de uma outra pessoa pra dizer o corpo que ela precisa ter, quem ela precisa ser. Então a gente dá essa autonomia através do exercício físico, para que a pessoa conheça o seu próprio corpo, conheça a si mesmo e tenha uma saúde mental que nesse momento é essencial para esse momento de pandemia.

COMPARTILHE ESSE POST:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn

Conheça algumas Pós-graduações disponíveis no GPI

Hematologia Laboratorial

Citologia Clínica

Psiquiatria

Medicina do Trabalho